Visto para o Uzbequistão

A política de vistos do Uzbequistão tem evoluído favoravelmente. Há não muito tempo obter permissão para visitar o país era uma tarefa complicada, mas nos dias que correm muitos visitantes podem beneficiar da simplicidade e da comodidade do sistema de vistos electrónicos, criado em Julho de 2018. Contudo, a política de gestão de visitantes do país tem sofrido avanços e recuos, podendo a qualquer momento ser alterada.


Vistos para portugueses


Visto para o Uzbequistão

Para visitar o Uzbequistão os cidadãos portugueses podem usar o sistema de e-vistos, solicitando e recebendo o visto através da Internet, mais especificamente do website oficial de vistos para o Uzbequistão.

Aqui, será necessário preencher o formulário online e enviar uma fotografia em formato digital, tipo passe, e uma cópia digitalizada da página principal do passaporte.

  • O custo do e-visto é de USD 20, pagos com cartão de crédito VISA, e permite a permanência no país até 30 dias.
  • O pedido deverá ser feito pelo menos 3 dias úteis antes da chegada e uma vez feito, é válido por três meses.
  • Ou seja, se fizer o pedido a 1 de Março, terá que sair do Uzbequistão até 1 de Junho, mas seja como for não poderá permanecer mais do que um mês.
  • O e-visto é emitido geralmente nos dois dias úteis seguintes, sendo enviado para o endereço de e-mail indicado pelo requerente.

Vistos para brasileiros


Vistos para brasileiros Uzbequistao

Para o cidadão brasileiro obter o visto para visitar o Uzbequistão terá que obter primeiro a LOI, Letter of Invitation.

Este documento deverá ser obtido de uma agência de turismo uzbeque sendo necessário vários elementos, como informação comprovativa da situação laboral do requerente, cópia do passaporte, embaixada onde o visto será requerido (no caso dos brasileiros será a embaixada em Washington DC), as datas da visita, e as fronteiras utilizadas para entrada e saída do país. A Stantours uma opção para obter a LOI.

  • Uma vez na posse da LOI, será a vez de solicitar o visto.
  • É aconselhável contactar a embaixada do Uzbequistão em Washington para confirmar os detalhes, mas deverá fazer-lhes chegar, por via postal, um envelope contendo o seu passaporte, a LOI, o formulário oficial e o pagamento, que deverá ser de cerca de 355 Reais ao que acresce o custo do retorno do passaporte com o visto já colocado.
  • Poderá o viajante considerar solicitar o visto já durante a viagem, numa representação diplomática do Uzbequistão de um outro país. Terá que indicar essa situação quando requerer a LOI.

Infelizmente não existe representação diplomática do Uzbequistão no Brasil. A embaixada daquele país nos Estados Unidos deverá assegurar o tratamento dos assuntos respeitantes a cidadãos brasileiros.

Embaixada do Uzbequistão em Washington


Trânsito de Viajantes


  • Isenção Especial de Visto para Trânsito de Viajantes: Quer os portugueses quer os brasileiros podem beneficiar de uma isenção de visto caso o viajante tiver agendado um voo internacional com a Uzbekistan Airways a partir do Uzbequistão. Nesse caso poderá entrar no país e ficar cinco dias, sem necessidade de um visto.

Registo de Viajantes


  • No Uzbequistão os visitantes estrangeiros estão obrigados a registar-se junto das autoridades e a pagar uma taxa turística. Esta obrigação não é imposta se a sua estadia for inferior a três dias úteis.
  • Se ficar em hotéis, será o estabelecimento que procederá ao registo. Se pernoitar em casas privadas, através de AirBnB ou de outros canais, será melhor esclarecer com o seu anfitrião se o seu registo será efectuado.
  • Caso tenha que tratar das coisas por si, pode fazê-lo através do portal oficial.


Alojamento no Uzbequistão