Geografia do Uzbequistão

A geografia do Uzbequistão conta com a área territorial de 447 400 Km2, sendo um país localizado na Ásia Central. O Uzbequistão faz fronteira a Norte e a Oeste com o Cazaquistão, a Leste com o Quirguistão, a Sudeste com o Tajiquistão, a Sul com o Afeganistão e a Sudoeste e a Oeste com o Turquemenistão.

O Uzbequistão é também banhado pelo Mar do Aral a Oeste, ou melhor, era, pois o Mar de Aral é um dos casos de estudo por causa da destruição ambiental feita pelo Homem, uma vez que este mar secou devido ao desaguamento de químicos provenientes da indústria do algodão, os quais provocaram a sua morte, ilustrando-se hoje, num verdadeiro deserto que atrai milhares de visitantes. O cenário paisagístico aqui presente é bastante contrastante e esta zona tem de fazer parte da lista de destinos para quando visitar o Uzbequistão.

O Vale de Fergana é provida de terras férteis, ao contrário das imensas montanhas de Tien Shan (onde ficam localizadas as cidades de Tashkent e Samarcanda).

As planícies de Turan, nada têm a ver com os Oásis ou com as terras de Amudária, tal como nada têm a ver com os desertos Kyzyl Kum ou o Planalto de Ustyurt com um relevo bastante árido e cheio de pedras. O Uzbequistão tem um clima seco continental, o qual representa Invernos com temperaturas muito baixas e Verões com temperaturas altíssimas, chegando a ser sufocante.

A maioria do país é árido e desértico, sendo que a zona mais seca é no Sul do país. A chuva é bastante escassa, sendo que só cai entre os meses de Outubro e Novembro. As temperaturas mais altas atingem valores como os 40º C no Verão, e no Inverno, chegam a atingir a mínima de -9º C.


Mapa do Uzbequistão


Mapa Uzbequistao
Mapa do Uzbequistão


Alojamento no Uzbequistão