Comida no Uzbequistão

Saiba à partida que quando chegar a um restaurante no Uzbequistão, não existem cartas de menu. No entanto, poderá desfrutar de refeições deliciosas, a um preço irrisório, ou por causa da especulação turística, os preços poderão chegar até cinco vezes mais caro do que supostamente (preço de turista).

O prato mais apreciado e obrigatório de conhecer é o Osh, o qual é feito com arroz, cenoura, cebola e com carne de carneiro. A bebida mais comum no dia-a-dia deste povo é o chá verde, o qual se encontra presente em todas as casas, e todos os cafés e restaurantes.

O prato nacional no Uzbequistão é o plov, que consiste em carne de carneiro e arroz, decorados com legumes, alho e cominhos. A versão de plov de frango com passas também é muito popular.

Depois temos os shashliks, que são espetos de carne de carneiro, carne ou frango, sempre com bons pedaços de gordura.

Ainda há os famosos Kebabs feitos à base de carnes picadas e picantes acompanhado com cebola crua.

A China deu à gastronomia deste país a massa tipo esparguete salteado, em sopa ou em besh bermak (com carne de carneiro, fígado, legumes). Os ravioli, com carne ou legumes também são deliciosos.

No outono, as frutas são abundantes, e temos então uvas, dióspiros, romãs, melões etc.

O pão de Samarcanda tem uma grande reputação. É preparado sem fermento e possui a marca do padeiro no centro.

Para beber, a variedade vai desde a vodka de estilo russo, com muitos brindes à mistura. A cerveja é também muito comum. Kefir, que é um iogurte líquido, é tomado no pequeno-almoço (café da manhã).

O chá, verde ou preto, é omnipresente. Servir o chá é momento para um cerimonial, e certifique-se de usar apenas a mão direita para beber ou servi-lo. Na cidade, as casas de chá chamadas chai khana são lugares muito importantes, geralmente localizadas ao longo de rios ou lagoas.

O Uzbequistão oferece ainda outras outras especialidades, incluindo:

  • Shashlik: espetadas de carne e gordura, ou apenas gordura…
  • Laghmans: macarrão longo
  • Samsa: bolinhos de carne ou vegetais
  • Chorba: sopa de carne e vegetais
  • Manty: ravioli recheado com cebola e carne
  • Chuchvaras: ravioli com abóbora e cenoura

Para fazer compras: não deixe de entrar no mundo fantástico dos Bazaars, onde existem em todas as cidades do Uzbequistão, sendo que em Tashkent existem vários, nomeadamente o Corsu Bazaar, o Mall Samarkand Darvoza, o Shopping Mall Center, o Human House Shop, Tizzykafka Bazaar ou o Yangiobod Weekend Flea Market.

Existem outros, também interessantes como: Khiva Silk em Khiva, o Central Bazaar e o Urgut Market em Samarkand, o Samoni Retail Farmer Market, entre outros.



Alojamento no Uzbequistão