Urgench no Uzbequistão

Urgench não é uma cidade especialmente interessante e por vezes é nisso que reside o interesse de um local. Não tendo os atractivos históricos e arquitectónicos de outras cidades referência do Uzbequistão, mas se tiver que por aqui passar, tipicamente a caminho de Khiva, porque não dormir em Urgench e sentir o pulsar de uma cidade sem nada de turístico?

A cidade foi fundada no século XX, por migrantes russos. Hoje em dia tem cerca de 150.000 habitantes e todas as características de uma cidade de cariz soviético: não lhe faltam as avenidas largas, os edifícios de betão, os traços da arquitectura Realista Soviética e os amplos espaços públicos, geralmente desertos.

De Bukhara para Urgench existe um comboio, que parte às Terças, Quartas, Sextas e Sábados, saindo em plena madrugada, às 3:40, chegando ao destino às 11:00 da manhã. Se fizer a viagem por estrada, os autocarros e carrinhas para Urgench saem de Bukhara a partir da Estação do Norte, nas proximidades o Bazar Karvin.

Um lugar num táxi partilhado custará uns 80,000 UZS e a viagem demorará perto de cinco horas. Os autocarros provêm de Tashkent, parando na estação a caminho de Urgench, sem um aparente horário.


Visitar Urgench


Visitar Urgench

Museu de História do Povo do Uzbequistão


  • Um espaço essencial para a compreensão do Uzbequistão e do seu povo. Foi fundado em 1876, sendo anteriormente conhecido como Museu Nacional do Turquistão e como Museu Lenin, foi modernizado recentemente e enriquecido com novos espaços de exposição.
  • Conta com um espólio de cerca de 250 mil peças, incluindo uns 60 mil artefactos arqueológicos, 80 mil moedas e 16 mil objectos de cariz etnográfico.
  • Uma boa parte disto se encontra distribuído pelos quatro andares do museu, organizados de forma cronológica. É uma exposição interessante, diversificada, cheia de surpresas.
  • O museu encerra às Segundas-feiras, estando aberto nos outros dias entre as 10:00 e as 17:00.     
Urgench

Alojamento em Urgench


Booking.com


Alojamento no Uzbequistão