Melhor época para viajar no Uzbequistão

O Uzbequistão é um destino que se visita em todas as épocas do ano, no entanto, a grande maioria dos turistas visita entre Maio e Outubro, já que os meses de Inverno no Uzbequistão, apesar de serem muito bonitos são também muito frios.

O Uzbequistão é sujeito a um cenário climático de extremos, com Invernos frios que atingem os 30 graus negativos, gelados mesmo, e Verões escaldantes, com temperaturas a atingirem quase 50 graus centígrados.

Portanto a época ideal para visitar o Uzbequistão é na chamada meia-estação, antes ou depois do Verão, ou seja, no final da Primavera ou no início do Outono. É nesta altura que o viajante encontrará no Uzbequistão as melhores condições climáticas para explorar o país, com temperaturas amenas e sem precipitação, apesar da chuva não ser usualmente um problema.

No mês mais húmido, Fevereiro, são registados em média quatro dias com alguma pluviosidade. Além disso, poderá usufruir dos dias mais longo, com 14 horas diárias de luz solar em Junho.


Verão vs. Inverno


Uzbequistão no Verão
Uzbequistão no Verão

Uzbequistão no Inverno
Uzbequistão no Inverno

Clima no Uzbequistão


Shah-i-Zinda

Uzbequistão em Janeiro e Fevereiro


Janeiro e Fevereiro são os meses mais frios do Uzbequistão. As temperaturas caem muito abaixo de zero graus. De maneira geral o ar é seco e as paisagens são muito bonitas nesta altura do ano, com ar limpo e céus azuis que dão um cenário surpreendente para visitar as notáveis cidades históricas e desertos do país.


Uzbequistão em Março e Abril


As temperaturas começam a aquecer a partir de meados de Março, mas a probabilidades de chuva aumentam. O final de Março e o início de Abril ainda são alturas bastante tranquilas para visitar, e os principais locais de interesse do país continuarão a estar relativamente sem turistas.


Uzbequistão em Maio e Junho


Meados de Abril até o início de Junho é um dos momentos mais populares para visitar o Uzbequistão, já que as temperaturas são quentes sem serem muito altas – normalmente entre os 20 e os 20 graus Celsius. Consequentemente, hotéis e locais para visitar estarão mais movimentados.

Eventos e festivais: O Festival da Seda e das Especiarias é ocasionalmente realizado em Maio. Este festival destaca a cultura e as tradições do país, bem como diferentes artes e artesanato local.


Uzbequistão em Julho e Agosto


Julho e Agosto são os meses mais quentes e mais secos do ano no Uzbequistão, com temperaturas entre os 40 e os 50 graus. Visitar entre este período pode ser muito estranho, especialmente com viagens longas, porque o sol é em grande parte abrasador.


Uzbequistão em Setembro e Outubro


As temperaturas começam a diminuir a partir de Setembro. Pode antecipar temperaturas de 20 e 30 graus, tornando cada vez mais agradável para descobrir as cidades antigas. Os meses de Outono são normalmente mais secos do que a Primavera.


Uzbequistão em Novembro e Dezembro


Quando o Inverno cai no Uzbequistão, as temperaturas caem e o número de visitantes diminui. Se não gosta de muitos turistas, então este pode ser um momento perfeito para visitar o Uzbequistão. É tudo uma questão de se preparar para o frio.



Alojamento no Uzbequistão