Natureza do Uzbequistão

A Natureza do Uzbequistão é bastante diversificada, uma vez que o relevo deste país vive de tantos contrastes. Podemos contar com territórios bastante montanhosos, tal como zonas áridas, imensos lagos, ou então encontrar oásis inesperados pelo país a fora.

O Centro Ecológico de Jeyran a 40 Km de Bukhara, recebe várias espécies de animais que foram alvo de caça abusiva. Este centro único com 5000 hectares na Ásia Central, foi fundado na década de 80, o qual acolhe hoje em dia cerca de 700 animais, essencialmente gazelas e cavalos.

A reserva Geológica de Kitab, localizada a Norte e a Oeste de Bukhara, foi fundada no ano de 1971. Este lugar, vive de contrastes onde podemos contemplar as terras do Vale do Rio Amu Darya (3177 hectares), sendo que é acompanhado por um relevo árido e desértico (2544 hectares). A melhor altura para visitar esta reserva é, naturalmente, durante a Primavera, pois é a melhor época para avistar cerca de 200 espécies de aves (garças, andorinhas do mar e do rio, patos selvagens, rolas, etc), tal como veados, lobos, javalis, raposas, lebres, entre outros. A flora deste lugar é bastante rica e conta com álamos, oliveiras e bastantes chorões.

A Reserva Biosférica de Nuratau-Kyzylkum é financiado pelo governo uzbeque, através do Fundo de Ecologia Global e Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, tal como é co-financiado pela União Alemã de Protecção da Natureza, uma vez que este lugar fica situado num território especial entre o deserto e as montanhas do país, mais propriamente engloba a zona Sul do Deserto Kyzylkum, os lagos Audarkul e Tuzgan, e as montanhas de Nuratau e Koitash.

Neste caso, as espécies integradas no Livro Vermelho das espécies Ameaçadas são o carneiro, a águia dourada e o abutre. Ao nível da flora, encontramos nogueiras, zimbros, amendoeiras, árvores pistachio, cipestres, macieiras, entre outros.



Alojamento no Uzbequistão