História do Uzbequistão

A história do Uzbequistão é bastante rica e interessante, sendo que o Homem marcou a sua presença neste território desde 2000 a.C., onde os arqueólogos afirmam com o estudo arqueológico de objectos e monumentos da pré-história nas regiões de Fergana, Tashkent, Buchara e Samarcanda. Quando visitar o Uzbequistão não poderá ficar indiferente à sua complexidade histórica, e vai sentir com que tenha viajado no tempo.

O nome do Uzbequistão deriva do nome Khan Usbek, o qual é o nome de um dos chefes do exército mongol, o qual foi responsável por imensos conflitos na Ásia Central e na Europa Oriental, no século XIV, conseguindo aqui criar o seu império, com Gengis Khan aos comandos.

  • O Uzbequistão fez parte do Império Persa no século IV a.C. durante muitos séculos, motivo pelo qual ainda é possível perceber a presença desta civilização na cultura deste povo.
  • Um evento particularmente importante de referir é a conquista de Samarkand por Alexandre o Grande.
  • O turcomano Tamerlão e o seu exército foram os responsáveis por recuperar este território, sendo ainda hoje é uma figura histórica reconhecida pelos uzbeques. Mais tarde, sensivelmente no século XIX, os russos entraram em cena, conquistando este território na época do “Grande Jogo”, subjugando este povo.
  • O Uzbequistão só conseguiu libertar-se desta colonização no dia 27 de Outubro de 1924, quando existiu a intenção de reunir diversas nações da Ásia Central na República Socialista Soviética do Uzbequistão, sendo que um ano mais tarde, integrou-se na URSS. Durante a Segunda Grande Guerra, o Uzbequistão recebeu e apoiou milhares de famílias e órfãos de guerra que fugiam do Holocausto.
  • Foi em 1991, mais propriamente a 31 de Agosto, que o Uzbequistão atingiu o estado de nação independente, momento em que se instalou imensa tensão racial e que levou à necessidade de cerca de dois milhões de russos regressarem ao seu país de origem


Alojamento no Uzbequistão