Como Chegar ao Uzbequistão

Como chegar ao Uzbequistão é relativamente fácil. O Uzbequistão encontra-se no miolo da Ásia Central, facilmente acessível desde qualquer um dos outros países que constituem esta região.

A maioria dos visitantes estende a sua viagem a mais do que um destes países, porventura a todos, podendo portanto chegar ao Uzbequistão vindo do Cazaquistão, do Tajiquistão, do Quirguistão e, se tiver a sorte de conseguir o devido visto, até do Turcomenistão. Os mais ousados poderão mesmo chegar vindos do Afeganistão.

De todos estes países existem múltiplas ligações por terra, quase sempre por marshrutka, as carrinhas partilhadas que têm um papel preponderante nas viagens nesta região.

No caso dos portugueses, estes devem registar os seus vistos na Delegação (local) do Ministério do Interior, mais conhecido por OVIR, situação que normalmente as unidades hoteleiras têm por norma regularizar.

O Uzbequistão tem infra-estruturas boas, com equipamentos de muitas condições e com uma arquitectura moderna, onde já imensas companhias aéreas passam por aqui, no entanto, existem outros aeroportos, nomeadamente em Urgench, Termez, Samarkand, Nukus, Namangan, Karshi, Ferghana, Bukhara e Andijan.

Se viajar de comboio, cujas carruagens são ainda do tempo da União Soviética, saiba que poderá sair de Tashkent para Moscovo (3 369 Km), mas também poderá viajar nas linhas que ligam este país ao Turquemenistão ou ao Tajiquistão.

Estacao comboio em Bukhara
Estação comboio em Bukhara

Para viajar dentro do país, poderá ir de Tashkent para Ufa, Celjabinsk, Kharkov ou Saratov. Se a sua opção for chegar a este país de carro, poderá dificultar-lhe a vida, uma vez que muitas fronteiras encontram-se fechadas, com alguns problemas de segurança, assim como existe o risco de minas terrestres nestes locais.

A Ponte da Amizade (a 10 Km a Sul de Termiz), liga o Afeganistão com o Uzbequistão, tal como existem três entradas fronteiriças entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, onde algumas terá de pagar uma portagem e por vezes poderá ficar retiro algumas horas.


SIM Card no Uzbequistão


Telefone Internet Uzbequistao

Existem três operadores de comunicações móveis no Uzbequistão, a UzCell e a Beeline são os maiores e equivalem-se em preços, cobertura e qualidade. A UMS é uma concorrente de menores dimensões.

Apesar de tal como no caso da atribuição de vistos existir uma certa instabilidade nas regras, obter um SIM Card no Uzbequistão tem-se tornado gradualmente mais simples. Até 2017 os estrangeiros simplesmente não o podiam fazer,  restando-lhes a opção de encontrar um uzbeque disposto a resolver-lhe o problema.

Desde Março de 2018 esta proibição foi levantada e não deverá agora ter problemas para comprar o seu SIM Card, mas pode encontrar algum funcionário menos esclarecido e menos colaborativo. Se for preciso tente outra companhia ou outra loja.

Na realidade, existem pacotes criados para os viajantes estrangeiros, válidos para 30 dias e incluindo tempo de conversação e dados, que podem ser adquiridos no aeroporto.

Seja como for é importante que consiga obter um cartão. As comunicações são muito baratas no Uzbequistão, não mais do que um par de cêntimos por minuto.



Alojamento no Uzbequistão