Urgench – Roteiro de 1 dia, Uzbequistão

Urganch não é uma cidade especialmente interessante e por vezes é nisso que reside o interesse de um local.

Não tendo os atractivos históricos e arquitectónicos de outras cidades referência do Uzbequistão, mas se tiver que por aqui passar, tipicamente a caminho de Khiva, porque não dormir em Urganch e sentir o pulsar de uma cidade sem nada de turístico?

A cidade foi fundada no século XX, por migrantes russos. Hoje em dia tem cerca de 150.000 habitantes e todas as características de uma cidade de cariz soviético: não lhe faltam as avenidas largas, os edifícios de betão, os traços da arquitectura Realista Soviética e os amplos espaços públicos, geralmente desertos.

A viagem até Urgench

De Bukhara para Urganch existe um comboio, que parte às Terças, Quartas, Sextas e Sábados, saindo em plena madrugada, às 3:40, chegando ao destino às 11:00 da manhã.

Se fizer a viagem por estrada, os autocarros e carrinhas para Urganch saem de Bukhara a partir da Estação do Norte, nas proximidades o Bazar Karvin.

Urgench
Estação dos autocarros em Urgench

Um lugar num táxi partilhado custará uns 80,000 UZS e a viagem demorará perto de cinco horas. Os autocarros provêm de Tashkent, parando na estação a caminho de Urgench, sem um aparente horário.

O que ver e fazer em Urgench

Visitar Urgench

Visite o mercado, que não tem a magia dos bazares tradicionais mas que na sua modernidade oferece uma dinâmica muito interessante e um elevado número de produtos.

Observe a estatuária dispersa pela cidade, ciente de que toda ela é relativamente recente, tendo vindo substituir as clássicas estátuas de Lenine e de outras destacadas figuras comunistas. Na sua praça central encontra-se uma representação de Abu Mohammed Ibn Musa Al Khorezmi, um matemático genial que nasceu em Khiva e passou a maior parte da sua vida em Bagdade.

Visite o monumento que homenageia os vinte membros do KOMSOMOL (organização de joventudo comunista da União Soviética) mortos em 1922 durante a Revolução Basmachi, contra o domínio russo.