Transportes Públicos no Uzbequistão

Os transportes públicos no Uzbequistão e a rede de estradas no Uzbequistão é razoavelmente bem desenvolvida. O autocarro (ônibus) é a maneira mais conveniente e barata de ir de uma cidade para outra. Visitar o Uzbequistão e andar de transportes públicos dá oportunidade de entrar em contacto directo com o povo uzbeque. Em princípio, os táxis oferecem mais conforto que os autocarros e o levam aonde o transporte público não vai. Recomenda-se concordar o preço do serviços com o motorista antes de começar a viagem. A frota aérea que assegura, em aeronaves russas, as conexões internas de Tashkent (a Samarkand, Bukhara, Nukus, Urgench e Termez) agora está bem mantida e garante um nível de segurança completamente aceitável.

Transportes no Uzbequistão » As ligações entre as principais cidades do Uzbequistão são feitas essencialmente de três maneiras:

  1. Marshrutka – as carrinhas partilhadas que nesta parte do mundo substituem os autocarros convencionais;
  2. Comboio (trem);
  3. Avião.

Marshrutkas


Transportes Públicos no Uzbequistão
  • As marshrutkas serão encontradas nas estações rodoviárias e no caso de cidades de maiores dimensões poderão ter diversos pontos de saída, pelo que convirá informar-se previamente onde se deve dirigir para prosseguir viagem para o destino seguinte.
  • As viagens de marshrutka são sempre uma aventura. As carrinhas só partem quando estiverem cheias, e mesmo depois disso há sempre calorosos debates sobre tudo e mais alguma coisa. Podem ser os arranjos de uma carga, a distribuição de lugares ou o ponto de largada de determinado passageiro. Depois, a condução dos motoristas é geralmente ousada, para dizer o menos, prometendo alguma adrenalina, especialmente se viajar nos lugares da frente.
  • Por vezes, especialmente nas viagens mais longas, há paragens. Os passageiros estendem as penas, visitam a casa de banho, comem qualquer coisa. Pode ter uma surpresa e ser largado bem longe do que pensava ser o destino final ou pode ser levado bem até à porta do seu hotel.

Comboio


Estacao comboio em Samarkand
Estação de comboio em Samarkand
  • Os comboios são uma opção muito válida para deslocações no interior do país, podendo-se consultar horários e comprar bilhetes online no website oficial da companhia de caminhos de ferro. Em duas horas poderá viajar de Tashkent para Samarkand, poupando imenso tempo relativamente ao que demoraria a fazer o percurso de marshrutka.
  • Bokhara encontra-se na mesma linha e Khiva é também coberta pela rede ferroviária, mas alguns locais a visitar no Uzbequistão estarão acessível apenas por estrada.
  • Para a chegada ou a saída do país os comboios poderão ser adequados, existindo ligações a Almaty, no Cazaquistão, a Bishkek, capital do Quirguistão, e a Dushanbe, no Tajiquistão.

Avião


Aeroporto de Tashkent
  • Se tiver pouco tempo e dinheiro suficiente poderá usar voos domésticos para alguns dos percursos no país. A Uzbekistan Airways tem ligações entre uma série de aeroportos do país e os preços podem ser bem em conta. Por exemplo, um voo de Tashkent para Samarkand pode custar apenas 20 Euros, por vezes menos.

Como voltar a casa?


  • De Nukus poderá regressar a Tashkent. A Uzbekistan Airways opera dois voos diários entre Nukus e a capital.
  • Se preferir poderá apanhar um dos dois comboios semanais que aqui passam, seguindo para Tashkent via Samarkand.
  • A viagem é parcialmente nocturna, com partida às 15:29 e chegada a Tashkent no dia seguinte pelos 9:27. O preço do bilhete para  uma cama neste comboio é de 115.000 UZS.
  • Se conseguiu o visto para o Turquemenistão se vai visitar seguidamente aquele país, os táxis para a fronteira custam cerca de USD 20 e demoram entre duas a três horas para lá chegar.


Alojamento no Uzbequistão