Transportes Públicos no Uzbequistão

As ligações entre as principais cidades do Uzbequistão são feitas essencialmente de três maneiras:

  1. Marshrutka – as carrinhas partilhadas que nesta parte do mundo substituem os autocarros convencionais;
  2. Comboio (trem);
  3. Avião.

As marshrutkas no Uzbequistão

As marshrutkas serão encontradas nas estações rodoviárias e no caso de cidades de maiores dimensões poderão ter diversos pontos de saída, pelo que convirá informar-se previamente onde se deve dirigir para prosseguir viagem para o destino seguinte.

As viagens de marshrutka são sempre uma aventura. As carrinhas só partem quando estiverem cheias, e mesmo depois disso há sempre calorosos debates sobre tudo e mais alguma coisa. Podem ser os arranjos de uma carga, a distribuição de lugares ou o ponto de largada de determinado passageiro. Depois, a condução dos motoristas é geralmente ousada, para dizer o menos, prometendo alguma adrenalina, especialmente se viajar nos lugares da frente.

Por vezes, especialmente nas viagens mais longas, há paragens. Os passageiros estendem as penas, visitam a casa de banho, comem qualquer coisa. Pode ter uma surpresa e ser largado bem longe do que pensava ser o destino final ou pode ser levado bem até à porta do seu hotel.

Os comboios no Uzbequistão

Estacao comboio em Samarkand
Estação de comboio em Samarkand

Os comboios são uma opção muito válida para deslocações no interior do país, podendo-se consultar horários e comprar bilhetes online no website oficial da companhia de caminhos de ferro. Em duas horas poderá viajar de Tashkent para Samarkand, poupando imenso tempo relativamente ao que demoraria a fazer o percurso de marshrutka.

Bokhara encontra-se na mesma linha e Khiva é também coberta pela rede ferroviária, mas alguns locais a visitar no Uzbequistão estarão acessível apenas por estrada.

Para a chegada ou a saída do país os comboios poderão ser adequados, existindo ligações a Almaty, no Cazaquistão, a Bishkek, capital do Quirguistão, e a Dushanbe, no Tajiquistão.

Os aviões no Uzbequistão

Aeroporto de Tashkent

Se tiver pouco tempo e dinheiro suficiente poderá usar voos domésticos para alguns dos percursos no país. A Uzbekistan Airways tem ligações entre uma série de aeroportos do país e os preços podem ser bem em conta. Por exemplo, um voo de Tashkent para Samarkand pode custar apenas 20 Euros, por vezes menos.

Categorias Dicas