O Uzbequistão tem muitos lugares lindos para visitar, os quais nos levam para tempos passados através da constituição das cidades que ainda hoje se mantém, tal como através dos seus monumentos, que nos permitem parar no tempo. Este país tem tido um cuidado especial em preservar o seu património arquitectónico.

O seu povo usou a construção de edifícios, os quais imponentes para mostrar a riqueza cultural aqui existente, tal como marcou uma posição de grandiosidade das dinastias que se encontravam no activo, assim como de famílias influentes e do alto clero, perante outros povos e outras nações.

As cidades, quem as avistava de longe, contemplava-as com imensas fortificações, as quais possuíam torres semi-circulares e enormes portões, que sinalizavam as entradas para estes complexos citadinos. Havia sempre uma torre de vigia a funcionar, sendo que as portas das cidades eram fechadas de noite, a fim de manter a população em segurança de possíveis ataques externos.

Nas ruas, encontramos ruas cheias de movimento, as quais estão repletas de lojas com imensos produtos diversificados, assim como de produtos feitos à mão por artesãos cheios de primor.

Os mercados, locais muito importantes no quotidiano dos uzbeques, são mais conhecidos por tag, bazaars ou tim, os quais significam passagem comerciais, ou charsu, que significa encruzilhada. São indispensáveis de conhecer, uma vez que aqui conhece a cultura uzbeque de uma forma directa.


Férias no Uzbequistão


Visite a Mesquita de Sexta-Feira ou Masjid-i Juma em Tashkent, a Mesquita Oratório ou Namazgah, a Mesquita Kalan em Bukhara, a Mesquista de Vizinhança ou a Mesquita Baland em Bukhara. Todas elas são exemplos arquitectónicos maravilhosos e de tirar o fôlego a qualquer um.

Outros exemplos de arquitectura incríveis são as Madrassas, ou local de ensinamentos islâmicos, que poderá visitar: Kukaldash, Baraq Khan em Tashkent, assim como Madar-Khan, Abdullah Khan, Kukaldash, Abdul Aziz Khan e Nadir Devan Begi em Bukhara e Sher-Dor e Tilla-Kari em Samarkan.

Não deixe de visitar a Cidade de Khiva, que segundo a lenda, foi fundada por Sem, o filho de Noé e onde escavou o poço de Keivah, onde também poderá conhecer a cidade Ichan Kala, um excelente exemplo da arquitectura muçulmana da Ásia Central.

O Mar de Aral é um antigo lago de água salgada, que pelos motivos menos positivos, tornou-se uma atracção turística. O quarto maior lago do mundo viveu uma das maiores catástrofes ambientais, devido aos quimicos despejados diariamente nos anos 60, provenientes da indústria do algodão.

Visite Moynaq, o antigo porto situado a Sul deste mar que transformou-se num cemitério de barcos – num relevo mais parecido a um deserto. Bukhara, é das cidades que deve conhecer obrigatoriamente.

  • Um dos pontos estratégicos da Rota da Seda e dos antigos reinos da Pérsia, é uma cidade que respira os tempos de outrora através de ruelas que nos encaminham a incríveis Madrassas e Mesquitas magníficas.
  • Ukhum tem lugares lindíssimos, nomeadamente a zona do Lago Aydar, onde é possível acampar e apreciar uma especial obra da natureza.
  • O Lago Orom, localizado fora de Tashkent, atrai muitos visitantes por ser bastante agradável para relaxar nos meses de Verão.
  • No interior do país, numa zona rural, existe a aldeia de Katta Langar, localizada mais propriamente nas montanhas, repleta de casas de barro. Aqui, podemos visitar o mausoléu de Mohammed Sadik, que data o século XVI, onde podemos avistar uma paisagem de cortar a respiração.
  • Não deixe de ir também a Fergana, cidade fundada pelos Russos no século XIX, como uma colónia militar. Aqui poderá conhecer a Fortaleza de Fergana, o Museu Regional e claro, o colorido e bastante movimentado bazaar, situado no centro da cidade.

Património Mundial da Humanidade


Itchan Kala de Khiva


Khiva Uzbequistao

Centro Histórico de Bukhara


Centro Histórico de Bukhara

Centro Histórico de Shahrisabz


Centro Histórico de Shahrisabz

Samarkand


Centro Histórico de Bukhara

Montanhas Tien-Shan


Centro Histórico de Shahrisabz

Destinos


Nukus e Mar de Aral no Uzbequistão

Nukus e Mar de Aral no Uzbequistão

Destinos
A cidade de Nukus é a capital da república autónoma do Caracalpaquistão, a oeste do Uzbequistão, junto à fronteira com...
Read More
Khiva no Uzbequistão

Khiva no Uzbequistão

Destinos
Khiva teve um papel de grande destaque na Rota da Seda, sendo a última paragem das caravanas antes da dura...
Read More
Urgench no Uzbequistão

Urgench no Uzbequistão

Destinos
Urgench não é uma cidade especialmente interessante e por vezes é nisso que reside o interesse de um local. Não...
Read More
Bukhara no Uzbequistão

Bukhara no Uzbequistão

Destinos
Bukhara é considerada uma das cidades mais sagradas da Ásia Central e nas suas ruas encontraremos edifícios com mais de...
Read More
Samarkand no Uzbequistão

Samarkand no Uzbequistão

Destinos
Samarkand será porventura a cidade mais famosa do Uzbequistão, o local para onde navega o imaginário do ocidental quando lhe...
Read More
Tashkent, a capital do Uzbequistão

Tashkent, a capital do Uzbequistão

Destinos
Tashkent é a capital do Uzbequistão, uma cidade com cerca de dois milhões e meio de habitantes com uma particularidade:...
Read More
Lugares UNESCO no Uzbequistão

Lugares UNESCO no Uzbequistão

Destinos
Localizado no coração da Ásia Central, o Uzbequistão é o berço de uma cultura milenar, uma encruzilhada de civilizações únicas...
Read More
Visitar o Uzbequistão

Visitar o Uzbequistão

Destinos
O Uzbequistão tem muitos lugares lindos para visitar, os quais nos levam para tempos passados através da constituição das cidades...
Read More


Alojamento no Uzbequistão