Alojamento no Uzbequistão

Existem muitas hipóteses de alojamento no Uzbequistão, onde poderá ficar hospedado num hotel com preços que podem ir dos 40 euros até onde estiver disposto a pagar, uma vez que é possível fazer a sua estadia num hotel de 5 estrelas.

Poderá também ter uma experiência única e ficar alojado em yurts, casas redondas, normalmente de madeira, mas também poderão ser construídas de lona ou de tecido náutico bastante resistente, onde a cobertura ou telhado mais parece o topo de uma tenda de circo. São por norma bastante confortáveis, os quais acomodam cerca de 8 a 10 pessoas. Encontram-se localizadas em lugares próximos da natureza, nomeadamente em parques naturais ou em parques de campismo.

A oferta de yurt camps existente no Uzbequistão conta com o Nurata Yurt Camp, localizado perto do Lago Audakul, fica a cerca de 7 ou 8 horas de carro de Tashkent, e a 3 horas de Samarcanda e Buchara, onde os preços rondam os 40 euros por pessoa, incluindo pensão completa e passeio de camelo.

O Ayaz Kala Yurt Camp, situa-se a 1 hora de carro das cidades de Khiva, Urgench (onde o acesso é feito através de uma ponte flutuante) e Nukus, e a 3 horas de Bukhara. Este “camp” tem imensos yurts no sítio arqueológico de Ayaz Kala, estabelecidos numa colina com cerca de 30 metros de altitude, os quais acomodam cerca de 25 pessoas em cada um.

Na região de Navoi, temos a opção do Aydar Yurt Camp, no deserto de Kyzyl Kum e a 10 Km do Lago Aydar, o qual é bastante conhecido por ter muitas actividades com camelos, nomeadamente a prática de safaris com os turistas.